terça-feira, 19 de outubro de 2010

"Jogos" Empresariais: bem além da diversão....

Quando falamos de jogos já nos vem a mente diversão, principalmente os jogos eletrônicos que desbancaram completamente os tradicionais. Até os mais conservadores de renderam aos "joguinhos eletrônicos" como Tetris e outros.

E devido a grande popularidade destes aplicativos, os jogos em rede sociais como Orkut e Facebook, vem tomando bastante o tempo dos usuários, principalmente pela sua dinâmica que envolve o usuário em sua estratégia e na motivação de pelo menos no jogo, você se tornar um milionário.

Hoje temos neste meio os jogos virtuais e que são voltados à dinâmica organizacional de grandes empresas, um exemplo claro é o game do Mc Donald's, onde você é o empresário e administra toda a logística do sistema, desde produzir lanches, contratar funcionários, plantar, abater o gado para os lanches. Este é um exemplo destinado a observar os problemas que se enfrenta e o impacto ambiental em uma empresa capitalista como é o Mc Donald's, mas como não era previsto, o jogo se tornou popular e interessante pela sua estratégia e logisitca integrada.


FarmVille do Facebook
                                     Jogo do Mc Donalds

Segundo o artigo: JOGOS DE EMPRESAS: CRIANDO E IMPLEMENTANDO UM
MODELO PARA A SIMULAÇÃO DE OPERAÇÕES LOGÍSTICAS, criado pela Universidade Federal de Santa Catarina, os jogos que retratam culturas e a legislação de empresas são envolventes e retratam bastante a idéia original do negócio. Neste ambiente o usuário pode errar, pode se lançar aos desafios sem medo de falir a empresa.

Eles simulam o ambiente empresarial fazendo que se crie um raciocínio para a logística do negócio, e o jogador percebe ao longo do tempo que não basta só investir, mas sim administrar toda a empresa e principalmente, o seus custos e lucros.

As atividades oferecem uma ampla variedade de tarefas que combinadas, tornam o gerenciamento mais que diversão, um desafio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário