terça-feira, 14 de setembro de 2010

EAD x TAD - Ensino à Distância e "Trabalho à Distância" - Faça tudo sem sair de casa...ou onde você estiver.

A grande diferença entre EAD (ensino à distância) e o método tradicional de ensino onde há a interação professor x aluno, é a possibilidade da auto-aprendizagem. Nesta modalidade o professor passa a ser o intermediário entre o saber e o aluno, e não o detentor do conhecimento.

Existem diversas possibilidades nesta modalidade onde além de despertar a curiosidade natural do estudante o conduz ao aprendizado explorador, podendo incentivar muito a descobrir versões do que se está aprendendo. Assim, o estudante pode adquirir um conhecimento amplo e muitas vezes inovador de determinadas linhas de raciocínio.

No Brasil o EAD está em crescimento, ainda não existem muitos dados à respeito mas estima-se que o segmento cresça 100 %  ao ano. A região sudeste foi a pioneira com esta modalidade mas hoje a região sul está a frente com mais instituições que oferecem o EAD.

Podemos citar também o benefício físico e econômico do não deslocamento para a sala de aula, além de reduzirmos os custos com a instituição de ensino.

EAD é o caminho para o ensino rápido e dinâmico e tende a ser conhecido por todos em muito breve.


Quando falamos em EAD pensamos nestas diversas possibilidades de adquirir conhecimento, e consequentemente em melhor posicionamento no mercado de trabalho, agora imagine também trabalhar em casa! Pois é, nos EUA já existem 38 milhões de americanos que trabalham em casa pelo menos uma vez por semana.

Ao mesmo tempo que estes teletrabalhadores pretendem investir em média 928 dólares em técnologia para trabalharem em casa. Isto desperta ainda mais a atenção das empresas de tecnologia para o mercado de T.I e as próprias empresas que empregam os teletrabalhadores oferecem subsídios para que estes possam evoluir ainda mais no segmento, que parece ser a nova "tendência mundial da mão de obra".

Os principais benefícios do teletrabalho segundo os americanos são horários flexíveis (citado por 81% dos entrevistados), redução de tempo/custos de deslocamento (72%), menos interrupções (64%) e maior produtividade(63%).

Assim como o EAD o "TAD" começa a crescer no mundo globalizado e despertar o interesse das grandes empresas, que pensando em economia e rentabilidade, começa a incentivar a disseminação do trabalho á distância em todo o mundo.

Precisa funcionar no Brasil, também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário